quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Educador da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves escreve um livro que vale a pena ler

"Um convite à reflexão" é um livro de 164 páginas escrito pelo professor taiobeirense Fabiano Alves Pereira, que atua como professor das disciplinas História, Artes e Iniciação Musical, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG, além de ser maestro da Orquestra Filarmônica Presidente Tancredo Neves e regente do Coral Cantarte. A obra é repleta de temas variados como Educação Ambiental, Sexualidade, Drogas, Música, dentre outros. 

O discurso de lançamento da obra contem informações úteis para entender a importância e o objetivo do livro. Diz:

"Torna-se imprescindível refletirmos de maneira séria e comprometida em relação à realidade que nos cerca. É por meio da reflexão ponderada que reavaliamos nossa maneira de pensar, moldamos nossa forma de agir e assim, temos condições de contribuirmos para a transformação positiva do meio em que estamos inseridos.


O que é refletir?  O termo nos remete a outros verbos como pensar, analisar e questionar.  Assim refletir é pensar e maneira séria e profunda em relação a algo para podermos nos posicionar. A capa do meu livro Um convite à reflexão trás a imagem da obra O pensador do francês  Auguste Rodin, onde a posição corporal interpretada na estátua é uma das posições usadas normalmente pelo ser humano quando esta em fase de reflexão.

Talvez devido a minha formação acadêmica, tornei-me um ávido leitor e uma pessoa reflexiva e com o hábito de registrar. Procuro sempre meditar nas leituras que faço ou nas informações que tenho acesso por outros meios como a internet e TV. Assim, é comum que eu emita minha posição em relação a diversos assuntos de interesse geral como as questões ambientais, as drogas, a música e a Educação. Ando sempre com a câmera fotográfica, fico atendo aos acontecimentos em minha cidade, em especial no meu ambiente de trabalho e faço postagens frequentes nos blogs www.eeptancredoneves.blogspot.com e www.fabianoalveson-line.blogspot.com.


Os textos que estou publicando neste novo livro convidam o leitor a refletir, ou seja, a pensar a própria realidade, conscientizando-o e sensibilizando-o a buscar novas alternativas que contribuam para sua própria transformação, e do meio à sua volta.

Esta obra tem um diferencial, além do ISBN e código de barras, ele é o primeiro livro escrito por um taiobeirense contendo código QR, que é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. 

No livro, embora eu dê destaque à minha origem, minhas raízes, onde nasci, ou seja, ao munícipio de Taiobeiras, colocando até mesmo uma foto aérea da cidade na capa do livro e dedicando uma poesia a nossa cidade na página 12, os leitores verão que procurei abordar temas de interesse não apenas local ou regional, mas com uma amplitude maior. Assuntos como drogas, sexualidade, meio ambiente e discriminação despertam a curiosidade de pessoas de todo o globo independentemente de sua origem étnica, condição social, filiação política ou religiosa. Procurei também destacar algumas realizações significativas para o nosso município. Creio que fazer tais registros é importante, pois preserva a memória de pessoas sérias e atuantes que têm desempenhado suas funções de forma criativa e inovadora. O intuito é que outros possam se espelhar nos bons exemplos, motivando-os a serem cada vez mais dinâmicos e comprometidos. 

Desejo a todos uma excelente leitura, análise e reflexão de todos os textos que tenho o privilégio e grande prazer em colocar à disposição de cada um dos amados e estimados leitores. É com grande alegria que tenho o prazer de lançar nesse momento, o livro “Um convite à reflexão.”


Fotos:

1. Capa do livro "Um convite à reflexão".

2. Convite para o lançamento do livro.

3. Pensamento contido no verso do livro

4. Matéria publicada na Edição de julho de 2014 do Jornal Taiobeiras Informa.

5. Convite do lançamento do livro publicado na Edição Nº 328 do Jornal Mãos à Obra.

6. Professor Fabiano Alves Pereira, autor do livro.

Vejam o vídeo a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário