sexta-feira, 18 de março de 2016

Semana de Defesa do Consumidor



Consumo Consciente
O dia 15 de março é marcado, no Brasil, como Dia do Consumidor. Para chamar a atenção para essa data, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves promoveu uma série de eventos no período de 14 à 18 de março, Semana de Defesa do Consumidor. Os objetivos das Ações Educativas são voltados  em articular os temas de consumo consciente e sustentabilidade com os conteúdos das disciplinas de forma interdisciplinar, sensibilizar e mobilizar a comunidade para a causa do consumo consciente dentro e fora da escola, formar a comunidade e criar uma cultura escolar de atenção ao tema do consumo consciente, compreender a política da escola sobre a Educação ambiental e sua forma de abordar a temática do consumo consciente e da sustentabilidade, contribuindo para a promoção das iniciativas propostas pela equipe gestora.

                                                   Ações Educativas 

O tema sustentabilidade do planeta, atualmente em destaque em todos os setores da sociedade torna todos os cidadãos responsáveis por suas ações e omissões que de alguma forma causam impactos ao meio ambiente.Hoje, a humanidade sente na pele as consequências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável. 

Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é comum achar que isso implica em reformas na estrutura física do prédio e altos investimentos. Não é bem assim. O fundamental é permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.

Trabalho de campo - tema: consumo consciente/Sustentabilidade- Lagoa Dourada e Barragem de Taiobeiras –


Em sala de aula, os professores de cada disciplina desenvolveram atividades diferenciadas e práticas , cada um dentro do seu currículo e de acordo com a faixa etária de seus alunos, atividades para refletir a questão. 









Prática em sala de aula com embalagens ,rótulos e encartes.
 







Registro Trabalho de Campo 









Alunos participam de Palestra sobre Direito do Consumidor






 Palestrantes Hélvio Araújo e Carlito Arruda,parceiros da Escola.
















Com o envolvimento de toda a comunidade, a pequena economia feita por cada um faz diferença quando se olha para o coletivo. "A escola precisa sempre se perceber como um ator muito importante na construção de hábitos nesses novos cidadãos. Ela também tem o papel de mostrar um estilo de vida mais sustentável".

"Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta."














 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário