quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROJETO PAZ

VIVENCIANDO A PAZ NA ESCOLA
As escolas enfrentam as mesmas dificuldades das sociedades contemporâneas: violência, homofobia, vulnerabilidade social, intolerância, desrespeito, corrupção, racismo, individualismo. Podemos compreendê-las como manifestações de anti-valores através de atitudes e comportamentos específicos. Usamos o prefixo anti porque entendemos que esses valores representam a face negativa daqueles que identificamos como humanitários e, portanto, negam um mundo em conformidade com o que pensamos ser o ideal possível . A paz, tolerância, colaboração, solidariedade, generosidade, voluntariado e gratidão: esses são valores pelos quais temos lutado e os quais foram construídos ao longo dos últimos passos de nossas sociedades rumo ao aprimoramento. Estes, nós os identificamos com os elevados valores éticos que se tornaram o norte de nossa civilização e que se encontram ameaçados pela presença de anti-culturas. A escola, sendo local privilegiado da segunda socialização, é um espaço ideal para a reflexão sistemática desses valores, bem como das situações e comportamentos que lhes são contraditórios. Nossa pretensão foi fornecer a possibilidade de debates e reflexões que despertaram em nossos alunos a capacidade de criar um ambiente pacífico no espaço escolar. No entanto, para além da escola, objetivamos também lhes municiar de condições críticas para construção do ideal cidadão de sociedade de paz, entendendo-a como locus próprio da justiça e dos direitos, uma vez que a “paz é fruto da justiça”.
 













Socialização dos resultados























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