quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aos professores e professoras, nossa homenagem!

Professores: semeadores da esperança
 Por Gabriel Chalita


Semeadores são aqueles que se dedicam a fomentar a vida. Semeiam porque acreditam na dádiva futura de cada semente. Semeiam porque sabem que os frutos da existência dependem da fertilidade dos campos. No cultivo da vida, como no amanhar da terra, é preciso permanente cuidado. Antes, durante e depois. O prêmio é a boa colheita que alimenta. Os professores são semeadores. Semeadores da esperança. São mulheres e homens que fazem da vida uma lição de amor.
 
Escolher ser professor é assumir um compromisso com a formação do ser humano. Quem ensina alguma coisa a alguém experimenta a generosidade, o prazer da entrega, a alegria do florescer humano. Essa é a esperança a ser semeada.
 
O início de uma relação deve ser sempre sedutor. Em uma sala de aula, só o amor pode inspirar as relações de ensino, de forma a permitir a transformação pelo conhecimento. É preciso que o estudante se encante pela postura do professor, assim como pelas informações que forem transmitidas. É preciso semear o respeito mútuo, o deleite do convívio. 


Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, apresenta uma visão inspiradora a respeito de seu papel de educador: “Sou professor a favor da esperança que me anima, apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática (…)”. Na mesma obra, nosso andarilho da esperança afirma que, tão importante quanto o ensino dos conteúdos, é seu testemunho ético ao ensiná-los, a decência com que o faz, a preparação científica revelada com humildade, o respeito jamais negado ao educando. 


Faz-se mister que nós, professores, não nos acomodemos, que sempre busquemos a motivação que, inicialmente, nos conduziu ao ofício de educar. Se olharmos para trás e imaginarmos o que ainda há por vir, conseguiremos manter o prazer de ensinar, reinventando – a cada dia – a mágica ansiedade da primeira vez em sala de aula. Um prazer vivido e revivido na consciência do dever cumprido. Independentemente do quanto já caminhamos, ainda resta um longo caminho pela frente, e os caminhantes valorosos não permanecerão parados por muito tempo.


É, também, preciso sonhar. Se não, a esperança se esvai. Sonhar que todos os alunos aprendam sem tropeços, que todos sejam educados, que não haja dificuldade de relacionamento com os outros professores, que os pais acompanhem em casa tudo o que a escola sugerir, que governos e patrões entendam a importância do professor e o valorizem. Valorizar o professor é fundamental, porque o professor é a alma, o pilar da educação. Os sonhos contemporâneos dos educadores precisam estar fortalecidos o suficiente para vencerem as numerosas barreiras que impedem que a aprendizagem se construa com a força que lhe é necessária. Quem não sonha não semeia nem educa.


Confesso-me apaixonado pela profissão que escolhi, porque faço parte de uma plêiade de realizadores que não desistem, que não se entregam. Aprendo com professores que me ensinam no momento em que me indagam. Aprendo com alunos. Aprendo com relatos de experiências ousadas que conseguiram desmistificar dogmas educacionais.


Gosto de ser semeador. A semeadura é o meu ofício. É o meu prazer. É por isso que, se me perguntarem como me vejo daqui a 50 anos, eu, sem dúvida, responderei: dando aulas. Ou, se preferirem, semeando esperança.
 
 
Parabéns!!!
Semeiem sempre!
Equipe Tancredo Neves

4 comentários:

  1. Professor (a),
    Seu trabalho é missionário.
    Desperta a magia do saber.
    Abre caminhos de esperanças.
    Participa do saber universal.
    Desvenda os mistérios da fala,
    Da escrita e do conhecimento
    mais profundo.
    Incentiva para o bem e para
    Os Valores Eternos....

    Carinhosamente

    ResponderExcluir
  2. O mestre é um caminho para seu aprendiz chegar à sabedoria. O aluno tem de superar o professor. O verdadeiro mestre se orgulha de ter sido um degrau na vida do aprendiz que venceu na vida. Ensinar é um gesto de generosidade, humanidade e humildade. É oferecer alimento saboroso, nutritivo e digerível àqueles que querem saber mais porque ensinar é um gesto de amor!
    Içami Tiba
    Parabéns aos Professores!!!

    ResponderExcluir