sábado, 20 de março de 2010

Quem determina sua maneira de ser?



Por sermos seres humanos, vivermos em sociedade e possuirmos necessidades afetivas e emocionais é comum querermos ser aceitos por determinados grupos (como a “galera” da Escola, por exemplo). No entanto, é preciso tomar cuidado para que tal desejo de aceitação não nos faça agir como “Maria vai com as outras”. Permitindo que nossos “amigos” determinem nosso comportamento, hábitos e atitudes. A forte pressão de alguns colegas tem feito alguns jovens a copiarem maneiras de se vestir e uso de acessórios que banalizam o sexo. Agem assim não por que gostam de determinada roupa, acessório ou estilo, mas temem serem taxados como antiquados ou esquisitos.

Nós, educadores da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, estamos preocupados com a recente “moda” do uso de pulseiras coloridas que está presente em Taiobeiras, inclusive em nossa Escola.

“Elas são pulseirinhas comuns, que qualquer garota usaria para ir ao colégio. Mas de uns dias para cá, vem deixando os pais de cabeça quente com rumores sobre seu verdadeiro significado. Segundo uma moda que surgiu na Inglaterra e acaba de chegar ao Brasil, arrebentar a pulseira de determinada cor obrigaria o portador da pulseira a se submeter ao ato correspondente àquela cor. A pulseira amarela, um abraço, por exemplo.

As pulseirinhas já são vendidas em qualquer camelô das grandes cidades brasileiras. Um pacote com 20 peças, de cores sortidas, sai por R$1.

O que os pais e educadores deveriam fazer? “Proibir não adianta, porque o adolescente pode se sentir excluído quando vir que os colegas continuam usando”, diz a psicóloga Denise Diniz, da Universidade Federal de São Paulo. “Os pais devem aproveitar a oportunidade para debater sexualidade em casa.” Os colégios se dividem entre proibir ou ignorar o uso das pulseiras. “Acreditamos que esse jogo não passe de um modismo, mas os pais podem e devem impor seus limites, sem alarde”, diz Silvana Leporace, coordenadora educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.[1].

Sendo um ser pensante e dotado de livre-arbítrio, o que você, jovem, pretende fazer?  Abrirá mão de sua capacidade de raciocínio e tomada de decisões e deixará que outros determinem no seu lugar como deve agir? A resposta a essa pergunta depende de você.

Preparamos a esquerda uma enquete sobre o tema. Pedimos que por gentileza, dê a sua resposta. Se desejar comentar algo, fique a vontade e poste seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Para mais informações, assista a reportagem que disponibilizamos a seguir:





4 comentários:

  1. Que bom esse artigo, veio na hora certa, com certeza ele vai ajudar a educar muitos jovens.

    Essa semana um dos meus professsores da Escola Estadual Tancredo Neves disse uma coisa que me fez pensar e deixar de usar as pulseirinhas. Ele disse sobre esse negócio de ter que fazer alguma coisa se alguém quebrar a pulseira que nós não somos obrigados a fazer aquilo que não queremos. Ele falou ainda que não é por que determinada pessoa atribuiu um significado as cores das pulseiras que somos obrigados a seguir essas definições, pois temos de ter nossa própria opinião formada sobre as coisas e não ir por cabeça dos outros.

    Obrigado a todos meus professores, são inteligentes, se preocupam com a gente, nos orientam e são bastante acessíveis. Fico bem a vontade para procurá-los e falar abertamente sobre mim, meus problemas e dificuldades pois sei que são muito competentes e posso contar com eles sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muto....
    Os jovens hj é uma dificuldade para os pais, pois eles querem ter liberdades por demais ou seja eles querem fazer td o que tem veem pela frente, os flhos tem que ter dialogo aberto com os pais pq eles nos dão conselhos sobre td e isso nos ajuda muito....
    Kêilane Dias De Oliveira - (Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes)

    ResponderExcluir
  3. Sirlene Rodrigues Chaves8 de outubro de 2010 às 07:18

    Primeiramente gostaria de parabenizar a Escola Estadual pl]ela inicitiva de postar algo tão proveitoso em orientar nossos jovens que infelizmente são às vezes facilmente influnciados pelos "colegas"

    Gostaria um recado para a garotada, cuidado com os modismos, pos alguns podem trazer sérias consequencias!

    ResponderExcluir
  4. When someone wrіtes an ρiece of writіng hе/shе
    maintaіns the image οf a user in his/her brain that hоw
    a usеr can be aware of it. So that's why this article is great. Thanks!

    my page ... Dien thoai

    ResponderExcluir