sábado, 13 de março de 2010

23 anos da Escola Tancredo Neves, de Taiobeiras

* Levon do Nascimento

Hoje é o aniversário de 23 anos de criação da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras/MG.

"Vinculada ao Sistema Estadual de Ensino e, na forma da Legislação Federal pertinente, em vigor, dedica-se aos Cursos Regulares do Ensino Fundamental. É uma unidade da Rede Estadual de Ensino, mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ato de criação: Decreto Lei Nº 26835 de 13/03/1987. Denominada 'Escola Estadual da Rua Pedra Azul', iniciou suas atividades em prédio cedido pela Fundação Santa Izabel. Posteriormente mudou-se para o prédio próprio situado a Avenida do Contorno, 2.299 , Bairro Nossa Senhora de Fátima , Taiobeiras/MG, onde passou a chamar 'Escola Estadual Presidente Tancredo Neves'. Até então, atendia apenas alunos de 1ª a 4ª série. Em 1995, com a Resolução 7649/95 de 15/03/1995, iniciou-se a extensão de turmas de 5ª a 8ª séries. A Instituição de Ensino é fruto de um projeto compartilhado por pais, estudantes e educadores, tendo como princípios a busca da excelência educacional, na concepção construtivista de ensino e aprendizagem; na visão humanista da vida, onde a educação tem por objetivo final a felicidade pela própria sociedade. Além do estímulo ao desenvolvimento do espírito cooperativo e a qualidade administrativa, através da gestão democrática." (Blog da Escola)

Hoje a escola marca o cenário educacional público de Taiobeiras por meio de seus projetos pedagógicos amplamente reconhecidos na comunidade, tais como o Coral Cantart, o PEAS, o Poemagia, o Agita Galera, Consciência Negra, Semeando, Tempo Integral, Xadrez na Escola, Violão Meu Sonho, dentre vários outros.

Para 2010, a escola tem investido num plano que resgata a história da música popular brasileira e mundial, envolvendo todos os seus alunos e professores em atividades variadas.

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, como toda escola pública, sofre com as dificuldades impostas por governos que não priorizam a educação como dimensão de transformação da sociedade, como é o caso do de Minas Gerais. Há muitas limitações de ordem estrutural e financeira, no entanto, o empenho de seus profissionais a faz ser destaque na educação de crianças, adolescentes e jovens de Taiobeiras, alcançando boas notas nos sistemas de avaliação aos quais é regularmente submetida.

* Levon do Nascimento é Professor de História da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Clique aqui para ir ao seu blog.

Um comentário:

  1. Parabéns Levon,

    Me orgulho de ter professores inteligentes e empenhados como você,estou feliz de estar estudando na escola Tancredo Neves.

    ResponderExcluir