quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SER PROFESSOR

             Fabiano Alves Pereira
Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde em muitos lugares prevalecem o caos e a anarquia. Assaltos, estupros, sequestros, delinquência juvenil e desrespeito às autoridades, tem sido o retrato constante em muitas cidades brasileiras. 

Lamentavelmente, tal desestruturação está sendo refletida em nossas escolas. Nos noticiários observamos cada vez de maneira mais frequente reportagens concernentes a escolas depredadas, professores agredidos por alunos, uso de drogas, gravidez na adolescência, etc. 

Em vista de tais desafios, educadores que já estão há mais tempo na profissão concluem que ser professor hoje não é mais tão recompensador como era há algumas décadas atrás. É comum vermos tais profissionais lamentando o presente e relembrando com carinho o passado.

“Deus me livre de ser professor”, é a fala que presenciamos em muitos jovens que estão pensando em que profissão escolher. Estes, são influenciados tanto por comentários negativos que escutam em relação à profissão, como pelos problemas que eles mesmos observam na escola. Tudo isso tem levado-os a concluir que ser professor hoje é na verdade ser “sofressor”, pois argumentam: “Professor além de ganhar mal, não é respeitado”.

Reconheço que se nos concentramos em aspectos negativos, consequentemente, ser professor parece não ser nada bom. No entanto, pare um pouco e pense, qual profissão hoje não apresenta seus desafios? É o famoso ditado: “onde existem rosas, existem também os espinhos”. Mesmo em vista dos obstáculos existentes, ser professor é muito recompensador quando o profissional atém-se ao fato de que ele é um formador de opinião, multiplicador de ideias e agente de transformação.  

Muitas vezes, transformações não ocorrem de maneira imediata e numa grande abrangência. Às vezes é um processo progressivo na vida de alguns ou mesmo de uma única pessoa.  Sabendo disso, há aqueles que pensam que a influência proporcionada por um professor é muito pouca para que haja uma real transformação em toda a sociedade. Para os que pensam assim, lembro-lhes da ilustração do beija flor[1] Esta, ensina uma lição a todos os professores. 

Para que mudanças reais sejam proporcionadas na vida dos que nos cercam, é imprescindível não nos desanimarmos com as dificuldades e encararmos com coragem e heroísmo todos os desafios à nossa volta. Nada de relaxarmos e apenas fingirmos que estamos dando aula, procurando sempre um culpado de a educação não tão boa quanto pretendemos. Muitas vezes, educadores jogam a culpa na família, a família joga a culpa na escola, a escola joga a culpa no sistema... No final das contas, ninguém resolve nada. A culpa de a educação estar ruim, não deve ser encarada como uma bola que passamos de mãos em mãos, todos devem assumir sua parcela de responsabilidade e procurar fazer tudo aquilo que estiver ao seu alcance para que mudanças possam efetivamente ocorrer.

Vale a pena lembrar que não vivemos mais na época do mercantilismo, onde se considerava que a maior riqueza de um país eram metais preciosos. (assim, havia por parte das nações um esforço árduo em adquirir muito ouro e prata). Ou durante a Idade Média, onde a terra era considerada a maior riqueza. Hoje, no século XXI, penso que a maior riqueza de um país é o seu povo. Os fatos comprovam que quando uma determinada nação possuiu um povo bem educado, a nação tende a crescer cientificamente, economicamente e tecnologicamente. O contrário também é verdade.

O professor que deixa ser afetado pelas atitudes negativas da realidade que o cerca, perde a motivação, baixa o nível de seu ensino, muitas vezes diminui o amor próprio e deixa de contribuir para a boa formação de seus alunos. Priva-os de tornarem-se melhor qualificados para exercerem um papel significativo e positivo no contexto histórico que vivenciamos atualmente.

A educação ainda é o caminho. Não há mais espaço para o velho professor (aqueles desmotivados, com metodologia arcaica, aulas sem dinamismo usando apenas cuspe e giz), mas àquele que procura adequar-se à nova realidade, abre-se diante dele um vasto leque de oportunidades.

Ser professor é um chamado, uma vocação que necessita estar sempre bem informado e pronto para discutir com seus alunos aquilo que acompanha pelos jornais escritos e televisivos e em ferramentas tecnológicas que contribuem para aulas mais dinâmicas e interessantes que proporcionarão uma aprendizagem mais significativa. 

O conhecimento deve ser construído coletivamente. O educando não deve ser tratado um depositário de informações. Nada de o professor ensina e o aluno apenas aprende. O valor do aluno precisa ser levado em conta. Ele deve respeitado como um ser humano pensante e capaz de nos ensinar muito.

Ser professor é estar sempre aprendendo e sempre crescendo. É uma responsabilidade e oportunidade que nos foi dada para que através da educação possamos construir uma nação melhor preparada para encarar os desafios que presenciamos em um mundo globalizado e competitivo.
      

[1]      Em certa ocasião, uma floresta estava pegando fogo. Todos os bichos desesperadamente começaram a correr, mas um beija flor, ia até um rio próximo, pegava um pouco de água em seu bico, voava até a floresta em chamas e despejava sobre o fogaréu aquela pequena quantidade de água. Um elefante, que também corria do fogo, observando a cena, riu do beija-flor e disse lhe:
          - Oh beija-flor, que ingenuidade!  Desista, você não vai conseguir apagar todo este fogo.
           O Beija-Flor disse então em resposta:
          - Estou apenas fazendo a minha parte, faça você também a sua.
_______________________________
Fotos: Turma dos formados (licenciados) em História pela UNIMONTES (2007).

5 comentários:

  1. gostei muito, a escola tancredo esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. os professores são eselentes mais tinha que trocar a diretora so que não tem outra candidata . tem que comsertar os banheiros femininos e os masculinos as salas estão presisando de ventilador eu acho muito erado dar festas para o esdundate sem aruma tudo isso

    ResponderExcluir
  3. discordo do que a Doraliny comentou, a escola está em boas mãos, tem uma diretora competente, humana e muito responsável. Se você está insatisfeita com a festa em comemoração ao dia do estudante fique à vontade para não ir.Quanto aos banheiros, a culpa do entupimento das fossas não é da direção, e providências já foram tomadas ou será que ela não está acompanhando as obras de esgoto feitas diariamente em nossa escola, os trabalhadores estão lá, só os críticos e imaturos não enxergam!

    ResponderExcluir
  4. Quanto a ventiladores na sala creio que a escola deve estabelecer prioridades e isso ela faz muito bem, tivemos reforma da biblioteca, aduirimos um grande acervo bibliográfico, cada sala de aula está dotada de mapa mundi e do Brasil, temos uma nova sala de vídeo e um núcleo de informática ainda mais amplo, mas infelizmente o ser humano nunca está satisfeito com o que tem, fazer o que né!

    ResponderExcluir
  5. Héberth Ryan Mendes Marques sala 6 vespertino12 de março de 2012 às 06:34

    concordo com o anonimo, a escola não e ruin os alunos que não estão preservando ela,a diretora e uma mulher exelente,é ela que organiza todas as festas e comemoraçoes,e os banheiros se os alunos usassem corretamente eles estariam em perfeito estado por isso que eu digo a EEPTancredoNeves e uma escola ótima de se estudar...

    ResponderExcluir