domingo, 16 de novembro de 2014

II GINCANA DE HISTÓRIA DA EEPTN – TEMA: “CONSCIÊNCIA NEGRA”


Obs: Dentre os objetivos desta postagem, esperamos que os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, possam estudar previamente as questões que cairão no Quiz de História (As questões e as opções de múltipla escolha estão abaixo), comecem desde já a elaborar a paródia, conheçam a imagem e vida do personagem que irão caracterizar, providenciem um aluno para representá-lo da maneira que melhor parecer com o personagem, ensaiem o Hino da Escola, criem antecipadamente um grito de guerra e providenciem adereços relacionados à cor da equipe.

1. Introdução:

O estudo da História cumpre um papel de fundamental importância, pois é por meio de tal disciplina que estudamos nossas relações sociais, culturais, políticas e econômicas; nossos comportamentos que têm por base nossas relações; nossa existência que se manifesta nas produções com as quais marcamos nossa passagem pelo mundo. Estudamos a vida humana tanto do ponto de vista de sua temporalidade como os processos que produzem os fatos dentro de um determinado período de tempo. Dessa forma, podemos dizer que a História relaciona-se com o Tempo. E, mais especificamente, ela relaciona-se com o passado visto a partir do presente. Ou, ainda, é o presente, procurando dar um sentido e uma explicação para o passado.

Normalmente, em história, nos dedicamos à busca da compreensão das relações que ocorrem nas sociedades. Relações que envolvem os processos e aspectos da política, da economia e das relações sociais. Podemos dizer que todos os processos humanos envolvem esses três aspectos: A economia que é a base da sociedade é também a base das relações sociais e nestas se manifestam as relações de poder ou a política que dá sustentação ou abre perspectivas para as relações econômicas.

Sendo assim podemos dizer que estudar história é buscar a compreensão dos processos que produziram os fatos que marcaram o tempo. Isso é possível por que todas as coisas têm história e podemos estudar a história de tudo. Tudo que acontece e que aconteceu é história. A história, portanto, trabalha com o passado ou com as relações humanas do passado – mas faz isso no presente do historiador que é alguém situado em uma sociedade distinta daquela que é estudada. Por meio da história analizamos o passado, compreendemos melhor o presente, conhecemos experiências vivenciadas em outras épocas, estas podem nos ensinar lições importantes que tem o poder de influenciar o nosso futuro dependendo da nossa reação pessoal frente aos fracassos, vitórias, medos, angústias, alegrias e frustações que fizeram parte da vida de outros seres humanos e que hoje está registradado em nosso benefício.

“A Escola deve ser um ambiente de motivação, algo formidável e aprazível entre educandos. Colocando-se em prática tais princípios da Psicologia Organizacional, o resultado será refletido num melhor desempenho e maior satisfação na execução dos trabalhos. Com o estímulo, certamente haverá contribuição para o crescimento produtivo, eficiência e eficácia da organização.”

Independentemente da disciplina que se trabalha, cabe ao educador levar os educandos a um posicionamento crítico em relação aos problemas sociais, econômicos e ambientais que os cercam.

Consegue-se isto utilizando de recursos lúdicos e interessantes como jogos, brincadeiras e gincanas. É preciso que o profissional da Educação seja ousado, inovador, dinâmico e criativo se deseja ter êxito em seus objetivos.

"O professor que deixa ser afetado pelas atitudes negativas da realidade que o cerca, perde a motivação, baixa o nível de seu ensino, muitas vezes diminui o amor próprio e deixa de contribuir para a formação de seus alunos. Priva-os de tornarem-se melhor qualificados para exercerem um papel significativo no contexto histórico que vivenciamos atualmente.

Em um mundo globalizado, apesar das incertezas, a educação ainda é o melhor caminho. Não há mais espaço para o velho professor, mas àquele que procura adequar-se à nova realidade, abre-se diante dele um vasto leque de oportunidades. Ser professor é estar sempre aprendendo, sempre crescendo. Crescimento não apenas individual e sim coletivo, desde que cada um de nós faça a nossa parte".

Não é diferente com o estudo da História. A fim de proporcionar resultados significativos, a disciplina precisa ser ministrada de forma atraente e prazerosa. Tendo isto em mente, propomos na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves a realização do PROJETO: II GINCANA DE HISTÓRIA DA EEPTN – TEMA: “CONSCIÊNCIA NEGRA”.

Fonte: PEREIRA, Fabiano Alves. Um convite à reflexão. Belo Horizonte, MG: O Lutador, 2014. Páginas 54, 55, 95 e 96.

Descrição:

Realização de uma gincana acerca de conhecimentos históricos, enfocando questões e atividades ligadas à consciência negra, com os alunos de todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

2. Data: A definir com a direção e supervisão da Escola. Posteriormente divulgaremos.

3. Conteúdos a serem aferidos:

• Consciência Negra
• História do Brasil;
• História Geral;
• Conhecimentos gerais e atuais.

4. Justificativa:

A realização da II Gincana de História para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental obedece ao disposto no PIP (Pano de Intervenção Pedagógica) desenvolvido pela Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.


A gincana visa estimular o ensino criativo e motivador da História, despertando nos alunos o interesse pelas experiências culturais, sociais, políticas e econômicas dos seus antepassados, bem como de outras civilizações em tempos anteriores, de modo que retirem para si e para seus grupos sociais, informações e experiências para o pleno exercício da cidadania e da tolerância, além de desenvolverem um maior senso anti-etnocêntrico.

A referida gincana estimulará, de maneira grupal, o interesse pelas fontes históricas escritas, visuais, orais e orais, além do gosto pela pesquisa da História e dos fatos importantes do Brasil e do mundo.

5. Objetivo geral:

• Favorecer a pesquisa e o aprendizado histórico, nas formas grupal e coletiva, de maneira lúdica e divertida.

6. Objetivos específicos:

• O ensino e a pesquisa criativos de História do negro no Brasil e no mundo
• O ensino e a pesquisa criativos de História do Brasil;
• O ensino e a pesquisa criativos de História Geral e de conhecimentos gerais e atuais.
• O despertar da consciência cidadã e o estímulo a atitudes antirracistas anti-etnocêntricas.

7. Desenvolvimento:

• Elaboração de um roteiro da gincana, pelos professores de História.
• Formação de equipes, por turmas.
• Distribuição do roteiro às equipes.
• Preparação prévia das tarefas, conforme o roteiro, por equipes, sob supervisão do professor-coordenador da turma.
• Realização da gincana.
• Premiação da equipe vencedora.

8. Roteiro:

8.1. COR:

Cada equipe terá o nome de uma cor e se caracterizará, durante a gincana, com roupas e adereços na referida coloração, conforme lista em anexo.


8.2. ANIMAÇÃO:

A animação da equipe, nos momentos solicitados contará ponto a apresentação do grito de guerra.

8.3. QUIZ DA CONSCIÊNCIA NEGRA:

Cada equipe escolherá um(a) aluno(a) para participar da tarefa Quiz da Consciência Negra. Será um jogo de perguntas de múltipla escolha, onde cada resposta correta valerá 5 pontos.

8.4. PARÓDIA DA HISTÓRIA:

Cada equipe escolherá um(a) ou mais alunos(as) para participar da tarefa Paródia da História. O estilo musical (rock, axé, sertanejo, gospel, etc) e acompanhamento (playback, violão, teclado, etc) ficará a critério e por responsabilidade da equipe. Um, ou mais dos temas abaixo deverão obrigatoriamente fazer parte da letra da paródia: Consciência Negra, Discriminação, Preconceito, Trabalho Escravo e Direitos Humanos.

8.5. DESFILE DO(A) PERSONAGEM NEGRO(A):

Cada equipe escolherá um(a) aluno(a) que desfilará caracterizado de um(a) personagem histórico(a) negro(a), conforme lista em anexo enquanto outro(a) aluno(a) lê ou apresenta uma breve biografia do(a) personagem.

8.6. HINO DA EEPTN:

Cada equipe preparará um(a) aluno(a) para cantar o Hino da EEPTN. A pontuação será dada na íntegra a equipe da qual o aluno não errar, em nenhum momento, a letra do referido Hino.

8.7. TAREFA SURPRESA 1.

8.8. TAREFA SURPRESA 2.

9. Pontuação:

• Cada tarefa valerá de 0 a 10 pontos, conforme disposição dos jurados. Nos casos do Quiz da Consciência Negra e das Tarefas Surpresas, valerão a quantidade de questões acertadas e o cumprimento da tarefa.

10. Premiação:

• Passeio a uma localidade de lazer.

11. Professores responsáveis:


Adao Soares Soares
Fabiano Alves Pereira
Kennedy Hallyson Xavier Sena
Levon Nascimento


12. Anexos:

12.1. COR (Matutino)

• Sala 1: Branco
• Sala 2: Amarelo
• Sala 3: Verde claro
• Sala 4: Azul claro
• Sala 5: Vermelho
• Sala 6: Roxo
• Sala 7: Marrom
• Sala 8: Rosa
• Sala 9: Verde escuro
• Sala 10: Preto
• Sala 11: Lilás
• Sala 12: Cinza
• Sala 13: Laranja
• Sala 14: Azul escuro

12.2. COR (Vespertino)

• Sala 1: Branco
• Sala 2: Amarelo
• Sala 3: Verde

• Sala 4: Rosa 
• Sala 5: Vermelho
• Sala 6: Roxo
• Sala 7: Marrom
• Sala 8: lilás
• Sala 9: Preto
• Sala 10: Azul
• Sala 14: Laranja

12.3. DESFILE DOS PERSONAGENS HISTÓRICOS (MATUTINO E VESPERTINO):

• Sala 1: Zumbi dos Palmares
• Sala 2: Taís Araújo
• Sala 3: Jair Rodrigues
• Sala 4: Mahatma Gandhi
• Sala 5: Chica da Silva
• Sala 6: Benedita da Silva
• Sala 7: Milton Santos
• Sala 8: Nelson Mandela
• Sala 9: Cruz e Souza
• Sala 10: Martin Luther King
• Sala 11: João Cândido (Almirante Negro)
• Sala 12: Pelé
• Sala 13: Machado de Assis
• Sala 14: Glória Maria

12.4. QUESTÕES DO QUIZ DE HISTÓRIA

Quem foram os lideres do abolicionismo?

Luiz Gama, André Rebouças e Joaquim Nabuco

Luiz Rebouças, Joaguim Neves e Orlando Nigro

Pedro Lanza e André Rebouças

Joaquim Nabuco

Luiz Gama

Qual alternativa explica corretamente a lei do ventre livre?

Filho de mãe escrava nascido a aprtir de 1871, seriam considerados escravos e trabalhariam até os 21 anos para a liberdade.

Filho de mãe escrava nascido a aprtir de 1871, seriam considerados livres. Mas até os 8 anos a criança pertencia ao senhor.

Filho de mãe escrava nascido antes 1871, seriam considerados livres.

Filho de mãe escrava não pertencia a sua mãe, mais sim ao "senhor".

Nenhuma das alternativas

O que declarava a lei dos sexagenários?

Declarava que crianças com 6 anos seriam livres.

Declarava que crianças filhas de escravos com 60 anos seriam livres.

Declarava livre os escravos com 60 anos.

Declarava aposentados mais ainda continuavam trabalhando só que com serviços mais leves.

Nenhuma das alternativas.

O que foi a Lei Áurea? Quem a aprovou?

Lei que declarava extinta a escravidão no Brasil. Florentina

Lei que declarava extinta a escravidão no Brasil. Isabela

Lei que não declarava extinta a escravidão no Brasil. Isabel

Lei que declarava extinta a escravidão no Brasil. Isabel

Nenhuma das alternativas

O que foi a caifases?

Grupo que não apoiavam a fuga dos escravos.

Grupo antirracismo.

Grupo anti negro.

Grupo anti a extinção da escravidão no Brasil

Nenhuma das alternativas

De que continente vinha a maioria dos escravos que trabalhavam no Brasil antes da proibição da escravatura, em 1988?

• Europa
• África
• Ásia
• Oceania

Como eram conhecidas as embarcações que traziam os escravos em péssimas condições de higiene e espaço?

• Santa Maria, Pinta e Nina
• Porta-escravos
• Navios escravagistas
• Navios negreiros

Apesar da escravidão ser considerada comum nos primeiros anos de colonização no Brasil, muitos grupos de intelectuais, religiosos e políticos criticavam a prática. Como eles eram chamados?

• Libertários
• Abolicionistas
• Áureos
• Movimento Anti-escravidão

Um fator econômico colaborou para o fim da escravidão no Brasil. Qual

• O alto preço dos escravos no mercado
• A chegada em massa da força de trabalho formada por imigrantes
• A lei que obrigava a pagar salários e benefícios aos escravos
• A campanha contra a compra de produtos de fazendas que usavam mão-de-obra escrava

Em 1850, um importante passo foi tomado em direção ao fim da escravidão no Brasil. Qual?

• A libertação de escravos com mais de 65 anos
• A extinção do tráfico negreiro
• A construção de quilombos pelo governo
• A libertação de escravas mulheres

Em 1850, um importante passo foi tomado em direção ao fim da escravidão no Brasil. Qual?

• A libertação de escravos com mais de 65 anos
• A extinção do tráfico negreiro
• A construção de quilombos pelo governo
• A libertação de escravas mulheres

Antes da abolição da escravatura, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros. A partir de que ano isso ocorreu?

• 1560
• 1790
• 1870
• 1888

Em 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre. O que ela determinou?

• Libertou as escravas que estivessem grávidas
• Tornou livres os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação
• Tornou livres os filhos de escravas com senhores de escravos
• Tornou livres os escravos com menos de 15 anos de idade

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe, que libertava os negros de mais de 65 anos. Como essa lei ficou conhecida?

• Estatuto do Idoso
• Lei Princesa Isabel
• Lei dos Sexagenários
• Lei do Quilombo

Assinada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea determinava a liberdade total aos negros e abolia a escravidão no Brasil. Quem assinou a lei?

• D. Pedro II
• Princesa Isabel
• D. Pedro Henrique
• D. Teresa Cristina

Qual foi o último país independente do Ocidente a abolir a escravatura?
• Estados Unidos
• México
• Brasil
• Inglaterra

Foram os primeiros a realizar o comércio de escravos africanos através do Atlântico:

a) Portugueses
b) Holandeses
c) Ingleses
d) Franceses
e) Italianos

As primeiras capitanias do Brasil que receberam escravos africanos foram Bahia e:

a) Fortaleza
b) São Vicente
c) Rio de Janeiro
d) Pernambuco
e) São Luís

Calcula-se que entre 5% e 25% dos africanos escravizados morriam durante as viagens nos navios negreiros. Por isso esses navios eram chamados de:

a) embarcações da morte
b) tumbeiros
c) navio da morte
d) navieiros
e) navinegreiros

Eram originários da África central, geralmente da Angola e Congo. Foram levados principalmente para Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais:

a) sudaneses
b) ladino
c) boçal
d) bantos
e) eito

Alguns escravos fugidos, para dificultar a captura e garantir a subsistência, formavam comunidades com organização social própria e uma rede de alianças com diversos grupos da sociedade, os chamados:

a) tocas
b) quilombos
c) eito
d) moradias
e) senzalas

(Unesp) O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou:

a) certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais.
b) prejuízos à Metrópole lusitana pela não adaptação do negro ao trabalho agrícola.
c) a possibilidade da exportação de índios para a Europa na condição de escravos domésticos.
d) incentivo ao crescimento do mercado interno e à criação de um parque manufatureiro.
e) maior estímulo à agricultura de subsistência em prejuízo dos produtos agrícolas exportáveis.

(Uel) No Brasil Colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.
d) fixação do escravo na agricultura.
e) expansão para o interior.

(Unitau) O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:

a) O dos capitães do mato e de prospecção.
b) O de expansão das fronteiras e de prospecção.
c) Da caça ao índio e o de busca do ouro.
d) O dos capitães do mato e de caça ao índio.
e) O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.

(Cesgranrio) A expansão da Colonização Portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:

a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.
d) a expansão da lavoura de cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
e) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.

(Faap) O Brasil estava sob domínio ibérico de 1580 a 1640. Neste período os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro:

a) Minas Gerais, Amazonas e Pará
b) Ceará, Piauí e Alagoas
c) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso
d) Maranhão, Pernambuco e Bahia
e) Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

(Faap) A escravidão negra foi introduzida pela primeira vez pelos portugueses:

a) no Brasil
b) na Índia
c) na Capitania de São Vicente
d) nas ilhas atlânticas portuguesas
e) na ilha de Fernando de Noronha

(Fatec) Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu:

a) ao fato dos portugueses já utilizarem, há muito, o trabalho escravo negro no sul de Portugal e nas ilhas do Atlântico.
b) à inabilidade do indígena para o trabalho agrícola e sedentário.
c) à reduzida e dispersa população pré-colombiana comparada com a grande oferta de mão-de-obra negra africana.
d) ao fato dos negros africanos já aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na mineração do Brasil.
e) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

(Fei) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:

a) livre comércio e isenção de taxas;
b) mão-de-obra assalariada e monocultura;
c) pequena propriedade e exportação;
d) senhores e escravos;
e) comércio e lavoura.

(Fuvest) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas
e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas

(Fuvest) Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque:

a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.
b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.
c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.
d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.
e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês.

(Fuvest-gv) A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:

a) ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.
b) à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.
e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.

(G1) O Quilombo dos Palmares passou para a história como símbolo da resistência negra, sediado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Esta experiência existiu porque:

a) os holandeses dominaram o Nordeste e não tinham interesse no escravo africano.
b) os paulistas começaram a apresar o índio e a vendê-lo para as lavouras, suprimindo o braço escravo.
c) as invasões holandesas permitiram a fuga dos escravos negros porque desorganizavam as fazendas, nos primeiros tempos.
d) a fuga era a única saída para os quilombos auxiliados pelos jesuítas.
e) os escravos africanos foram estimulados pelos Bandeirantes, que pretendiam valorizar a mão-de-obra indígena.

(Puccamp) No Período Colonial Brasileiro, a implantação do trabalho escravo dos africanos deveu-se

a) ao desconhecimento de técnicas de produção agrícola pelos indígenas, à fácil adaptação do negro às condições de trabalho e à necessidade de ocupar o território.
b) à passividade do negro, à facilidade de produzir tabaco e aguardente e à aceitação por parte dos jesuítas do trabalho compulsório.
c) à pouca distância entre o Brasil e a África, à belicosidade dos grupos indígenas e ao desinteresse dos portugueses na produção agrícola.
d) ao pequeno crescimento demográfico da Metrópole, à proteção dos indígenas nas missões jesuíticas e à facilidade de extração do ouro de aluvião.
e) à abundância de terra, à necessidade de produzir em alta escala um produto de grande aceitação no mercado europeu e à alta lucratividade do tráfico.

(Pucsp) Personagem atuante no Brasil colônia, foi "fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais e de vida econômica restrita (...)", teve suas ações orientadas "ou no sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial eventualmente oferecia para a efetivação de lucros rápidos e passageiros em conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de buscar alternativas econômicas fora dos quadro da agricultura voltada para o mercado externo (...)".
Carlos Henrique Davidoff, 1982.

O personagem e a região a que o texto se refere são, respectivamente:

a) o jesuíta e a província Cisplatina.
b) o tropeiro e o vale do Paraíba.
c) o caipira e o interior paulista.
d) o bandeirante e a província de São Paulo.
e) o caiçara e o litoral baiano.

(Uece) A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:

a) a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul
b) garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas
c) a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas
d) a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas

(GV) Quais as características dominantes da economia colonial brasileira?

a) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;
b) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil;
c) monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
d) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil;
e) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

(FUVEST) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:

a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;
b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;
c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;
d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;
e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.


(FUVEST) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:

a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;
b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;
c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;
d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;
e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

(FATEC) Bandeiras eram:

a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.

(UNIP) Após a restauração Portuguesa, ocorrida em 1640:

a) as relações entre Portugal e o Brasil tornaram-se mais liberais;
b) a autonomia administrativa do Brasil foi ampliada;
c) o Pacto Colonial luso enrijeceu-se;
d) os capitães-donatários forma substituídos pelos vice-reis;
e) a justiça colonial passou a ser exercida pelos "homens novos".

Não é uma característica da política colonial portuguesa, depois da Restauração:

a) a criação do Conselho Ultramarino, em 1641;
b) a limitação dos poderes das Câmaras Municipais;
c) o fiscalismo e a excessiva centralização;
d) a extinção dos monopólios sobre o comércio colonial;
e) a criação das companhias privilegiadas de comércio.

(UNIFENAS) Foram conseqüências da mineração, exceto:

a) o surgimento de um mercado interno;
b) a urbanização;
c) a melhoria do nível cultural;
d) a decadência da atividade açucareira;
e) a maior fiscalização da Coroa sobre a Colônia.

(UCSAL) A atual configuração do território brasileiro foi definida em suas linhas gerais, na época do marquês de Pombal, pelo Tratado de:

a) Lisboa
b) Madri
c) Utrecht
d) Tordesilhas
e) Badajós

Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:

a) a expulsão dos jesuítas;
b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;
c) a extinção do Estado do Maranhão;
d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;
e) a criação do Diretório dos Índios.


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