quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Escola do norte de Minas representará o Estado na etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Taiobeiras, é a grande vencedora da fase estadual
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Taiobeiras, na região Norte de Minas, é a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012, ano base 2011.  A escola que atende a 806 estudantes do ensino fundamental atribui a indicação ao trabalho realizado pela equipe e aos projetos desenvolvidos.

“Fiquei muito feliz. Atribuo a indicação ao compromisso da equipe com o ensino e aprendizagem dos alunos, a valorização dos servidores e as atividades de leitura e escritas que são realizadas em todas as disciplinas. Além disso, melhoramos muito o nível de proficiência medida nas avaliações externas”, ressalta a diretora, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa. A educadora atua na gestão da escola há 10 anos.

A representante da Comissão Estadual de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação, Suzana Carvalho Ferrari destaca os motivos que levaram a escolha da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. “A escola implementa diversos projetos inovadores e interdisciplinares, apresenta uma cultura inclusiva e o clima organizacional é sustentado na cooperação. Além disso, a diretora apresenta uma liderança democrática, com postura  aberta e facilitadora”.
Chá literário conta com a participação de toda comunidade escolar. Foto: Arquivo Escola
Chá literário conta com a participação de toda comunidade escolar. Foto: Arquivo Escola
Projetos pedagógicos
A escola desenvolve projetos que despertam o interesse dos alunos pela leitura e o raciocínio lógico. O ‘Chá literário’, por exemplo, é um momento cultural, do qual toda comunidade escolar é convidada a participar. A escola cria um ambiente bem bonito e os alunos apresentam o que aprenderam na sala de aula, por meio de teatro, música e paródia. Outra ação desenvolvida é o reforço escolar. “Temos uma parceria com uma faculdade do município e os universitários vêm para escola e oferecem aulas para nossos alunos no contraturno”, conta Ivonilde.

Já no final do segundo semestre, a escola desenvolve a ‘Feira interescolar dos livros’. “A escola faz um projeto, envia para as editoras e elas trazem os livros para exposição. Contamos com a parceria das outras escolas estaduais e municipais de Taiobeiras, que preparam apresentações artísticas. A feira é muito importante, porque a partir dela os alunos tiveram acesso a vários tipos de leitura”, ressalta a diretora.

Feira é resultado de parceria entre as escolas municipais e estaduais da cidade. Foto: Arquivo Escola
Feira é resultado de parceria entre as escolas municipais e estaduais da cidade. Foto: Arquivo Escola
Na escola, o xadrez é ferramenta utilizada para despertar o raciocínio lógico e a concentração dos estudantes. A iniciativa é trabalhada de forma interdisciplinar e durante o recreio os alunos exercitam o que aprenderam nas salas de aula. Já o estudo da Matemática é estimulado pelo ‘Clube da Matemática’, que desenvolve diferentes atividades, como gincanas e olimpíadas internas de Matemática.

Para Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, o estímulo ao estudo das exatas tem dado certo. Com o xadrez, a escola foi destaque nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Além disso, já conquistaram várias medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A escola indicada como referência nacional pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) deve ser conhecida no dia 03 de setembro.
Estudantes aprendem xadrez na escola. Foto: Arquivo Escola
Estudantes aprendem xadrez na escola. Foto: Arquivo Escola
Participação mineira
Em 2012, Minas foi o segundo estado com maior número de escolas inscritas na ‘13º edição do Prêmio Gestão Escolar’. Das 4.243 escolas que concluíram as inscrições do prêmio, ou seja, que efetivaram as inscrições com o envio do dossiê às Comissões, 776 instituições são mineiras. São Paulo foi o estado com o maior número de instituições inscritas, 1.271 escolas se inscritas no prêmio.
Clube da Matemática estimula gincanas e olimpíadas na escola. Foto: Arquivo Escola
Clube da Matemática estimula gincanas e olimpíadas na escola. Foto: Arquivo Escola
Prêmio Gestão Escolar
A escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já a premiação das escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” será definida pela Secretaria de Estado de Educação.

Por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores das escolas escolhidas como destaque nos estados e no DF é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde conhecem experiências de escolas públicas americanas.

Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Fundação Victor Civita, da Gerdau e da Fundação SM.

Leia Mais:

Um comentário: