domingo, 12 de agosto de 2012

HISTÓRICO DO PEAS


O PEAS Juventude é derivado do Programa de educação Afetivo-sexual – “PEAS – um novo olhar” que surgiu de um encontro promovido pela Fundação Odebrecht, entre as escolas da rede pública e privada, em cadeia nacional. A proposta era desenvolver um projeto pedagógico que completasse uma das muitas temáticas do mundo adolescente. O colégio Pitágoras da rede particular de ensino, situado no município de Belo Horizonte – MG ganhou o 30 lugar com o vídeo Segredo de Adolescentes, que aborda as questões voltadas para a afetividade e sexualidade. A divulgação desse vídeo nas escolas estaduais da capital despertou muito interesse tanto por parte dos educadores quanto dos alunos. A partir daí, estabeleceu-se uma parceria entre a Fundação Odebrecht, Secretaria de Estado de  Educação  de Minas Gerais –SEEMG – e o Sistema Salesiano de Vídeos, para a reprodução e distribuição para as escolas. Nesse contexto, então com o formato de projeto piloto, nasceu o PEAS nas escolas estaduais de Belo Horizonte.

No ano de 1999 o PEAS passa por um processo de institucionalização através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e SEE, ampliando sua abrangência para todas as Superintendências regionais de Ensino.

O que diferencia o PEAS dos demais projetos de orientação sexual é a valorização do novo olhar mais fortalecido e voltado para a formação integral do ser humano, a valorização da vida por meio da mudança de postura enquanto agente de transformação social e principal ator da sua vida caracterizando o Protagonismo Juvenil.

O Programa existe na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves desde o ano de 2008. De lá para cá muitos adolescentes participaram do GDPEAS. Assim, estamos tendo a grande satisfação de contribuir para a formação saudável dos nossos jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário