terça-feira, 14 de agosto de 2012

PROJETO BULLYING


Nesta semana (12 a 17/08/2012) os alunos dos sextos anos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves estão tendo uma aula diferente. Trata-se do Projeto Bullying, desenvolvido pelos professores Fabiano Alves Pereira e Silvânia Teixeira. Por meio de música, mensagem, slides, discussões e produção de texto, os alunos são orientados e levados a refletir sobre o problema do Bullying.

  • JUSTIFICATIVA
O bullying é um problema a ser enfrentado, que está encarnada nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou com motivação banal, adotada por um ou mais estudantes contra outro(s), causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como, dor, angústia, medo, entre outros. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. As vítimas de intimidação e chantagem recorrente do bullying ocorrem normalmente em alunos sem defesas, incapazes de motivar responsáveis e professores para agirem em sua defesa. Trata-se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades, estando inserido em vários setores da nossa sociedade.

No intuito de conscientizar os alunos da responsabilidade de cada um no processo de melhorar o relacionamento com os colegas é que estamos propondo algumas atividades de reflexão sobre bullying.
 
OBJETIVO GERAL:
·         Reduzir, prevenir, evitar, acabar de vez com a questão do bulliyng na Escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Evitar qualquer tipo de agressão física ou moral entre pares (como colegas) que ocorre repetidas vezes na escola.

·         Evitar que o aluno seja vítima de agressão física e verbal;

·         Agir preventivamente contra o bullying;


DESENVOLVIMENTO:
  • Ler e entender a musica “Eu só peço a Deus”;
  • Ouvir o vídeo da musica e cantar junto;
  • Ver os slides sobre bullying e discutir;
  • Produção de texto sobre o bullying
  • Mensagem final

Eu Só Peço A Deus

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda pobre inocência dessa gente


Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente


Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganado
Pra viver uma cultura diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário