terça-feira, 28 de agosto de 2012

O ENSINO DA MÚSICA DE FORMA INTERDISCIPLINAR


De acordo com o PIP (Plano de Intervenção pedagógica) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, “é dever de todas as disciplinas a prática constante de leitura e interpretação e práticas que propiciem o uso do raciocínio lógico”. Assim, todos os professores de outras áreas são incentivados a trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas Português e Matemática.

Isto está sendo feito.  Nas aulas de Iniciação Musical do professor Fabiano Alves Pereira, por exemplo, os alunos utilizam como material didático uma apostila repleta de cruzadinhas, caça-palavras e textos. Durante as aulas é feita a leitura e a interpretação de tais textos. Um deles (estudado no 6º ano) possui como tema: “Música e Matemática, uma equação que deu certo”. O artigo mostra a relação entre música e matemática e estimula o gosto pela disciplina. Após sua discussão, os educandos assistem ao vídeo “Donald no país da Matemágica” e apresentam um relatório sobre o mesmo.

Apresentamos a seguir o relatório apresentado pela aluna Amanda Gonçalves da Silva, do 6º ano vespertino, sala 6:

“Hoje em dia as crianças tem um grande problema na aprendizagem da matemática. Mas ela, além de ser muito útil em nosso cotidiano é utilizada na música. No vídeo, Donald aparece em uma floresta e não sabe onde está. Então, ele houve um espírito que o informa que ele está no país da matemágica. O espírito explica que Pitágoras, a partir do monocórdio, descobre a harmonia que existe entre os sons e cria a escala musical. Donald é inserido em uma reunião dos pitagóricos onde ele aprende que os intervalos musicais podem dar ou não uma entonação a todo um sistema musical, mostrando assim que a música está na matemática”.

Já nas aulas do 7º ano é priorizada a leitura e interpretação de textos sobre a história da música e sobre a teoria musical. 

Um dos conteúdos ensinados são os valores das figuras de notas e de pausas com ponto de aumento quando existe o número 4 no denominador da fórmula de compasso. Assim, é necessário revisar conceitos matemáticos como: numerador, denominador, frações e MMC (Mínimo múltiplo comum), necessário para somar e determinar os valores da colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, já que não são representados por números inteiros.

Acreditamos que dessa forma estamos contribuindo para a constante formação dos nossos educandos de uma forma diferente e interdisciplinar.

Um comentário:

  1. Maria Mendes da Silva2 de setembro de 2012 às 13:30

    Puxa, estou impressionada! Confesso que tinha a impressão que aulas de música fosse apenas cantar junto com os meninos,não sabia que vocês desenvolvem um trabalho tão sério, comprometido e interdisciplinar. Parabéns a direção da escola pela iniciativa.

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