quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO MEDIADORA DA INCLUSÃO


Cristiane Meireles de Oliveira*
 
Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que  os alunos aprendam. O professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e//ou aprofundamento dos conteúdos. Promover um espaço onde o professor pode trabalhar com os alunos, através das mídias, no caso internet, desenvolvendo assim uma maior motivação e aprofundamento do conteúdo a ser desenvolvido. Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra! O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele. 

Com a aluna Maria Eduarda, trabalho com sites de jogos de memória que estimulam a concentração e memorização da mesma. Os resultados adquiridos são satisfatórios pois a socialização da aluna com síndrome de down, na construção de interfaces para sua própria usabilidade, tem demonstrado o desempenho e o interesse desses em aprender mais, pois o seu ambiente de aprendizado esta voltada as suas necessidades. Uma boa ideação de interface é um fator fundamental para o sucesso das ferramentas computacionais.

O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta e sua característica mais marcante que é o acesso à informação.

A Informática educacional, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
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* É habilitada em Normal Superior e Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia, Deficiência Mental, Alfabetização em Libras e Braille, Letramento em Libras e Braille e Docência do Ensino Superior. Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncionais e Especialista em Educação.

Um comentário:

  1. Com a convivência com Duda (Maria Eduarda) aprendi muito,foi uma experiência maravilhosa.

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