terça-feira, 3 de abril de 2012

INCLUSÃO EDUCACIONAL - TODOS PODEM APRENDER

Cristiane Meireles de Oliveira*

A inclusão escolar é um processo de adequação das escolas públicas e particulares (em parceria com as famílias, os alunos e a sociedade) para que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade, independentemente de etnia, gênero, idade, situação socioeconômica, deficiência e/ou demais necessidades específicas.

Para isso, as instituições de ensino precisam adaptar suas instalações físicas, dispor de recursos e capacitar os profissionais. É necessário adaptar o currículo de acordo com as especificidades e potencialidades de cada um. Não basta que o aluno esteja na sala de aula, cada um tem forma e ritmo de aprendizagem diferente quão são respeitados em uma sala de aula inclusiva, proporcionando aos professores o desenvolvimento de habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada um.

A aluna** do 5° ano do Ensino Fundamental aprende os mesmos conteúdos em todas as disciplinas com uma linguagem simples. O objetivo da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves é buscar a melhoria da aprendizagem com a finalidade de abrir portas e promover mudanças, inclusive no que diz respeito ao que é aprender e ao que é ensinar.

A Escola desenvolve um trabalho de qualidade para os alunos nas diferentes áreas do currículo, promovendo a inclusão escolar. Trabalhamos com o intuito de aperfeiçoar cada dia mais os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais. Por isso construímos uma escola inclusiva, aberta a múltiplas relações, incluindo todos os processos que contribuem para a formação e a socialização dos alunos.

Além das técnicas e recursos específicos de cada área, fazemos uso de um roteiro de observação que permite a coleta de informações relevantes a respeito do estilo de aprendizagem, a forma peculiar pela qual o aprendiz se aproxima de uma situação de aprendizagem. O cérebro pode captar e reter informações ou conhecimento, utilizando formas diversificadas como o ver, o ouvir, o fazer ou o refletir.

A maneira de mediar os recursos, as estratégias e os métodos utilizados pelos profissionais, em alguns casos, não favorecem a forma como os alunos se apropriam do conhecimento. Descobrir como se aprende pode ser a chave para o sucesso dos alunos.

Todos podem aprender, só precisamos ter paciência e descobrir a melhor estratégia para o sucesso do aprendiz.
__________________
*É educadora na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. É habilitada em Normal Superior e Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia, Deficiência Mental, Alfabetização em Libras e Braille, Letramento em Libras e Braille e Docência do Ensino Superior. Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncionais e Especialista em Educação.

** Na  E.E.P. T. N. além da professora regente da turma, a aluna Maria Educarda, do 5º ano, portadora de síndrome de Down, é acompanhada diariamente pela professora Cristiane. Na Escola há também a professora Katiane, que acompanha diariamente o aluno Jhone, do 6º ano, portador de deficiência auditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário