quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escola participa do Concurso "Lei Maria da Penha vai As Escolas"


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE/MG e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, dentro da campanha “Em Minas, Direito é a mulher ter direitos”, lança o Concurso de Criação da Mascote do Projeto Estadual “Maria da Penha vai às escolas”.

O Projeto tem por finalidade contribuir divulgar e difundir a Lei nº 11.340/06 - Maria da Penha - nas Escolas Estaduais de Minas Gerais, visando sensibilizar estudantes e promover a conscientização sobre a importância do combate às práticas de violência doméstica e intrafamiliar.

O concurso tem como objetivo escolher uma mascote para o Projeto Estadual “Maria da Penha vai às escolas”, que será utilizado como divulgação em um dos materiais didáticos do Projeto.

 
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participa do concurso. Abaixo acompanhe o desenho escolhido para representar a Escola, feito pela aluna Amanda Gonçalves da Silva, do 6º ano Alegria, turno vespertino e o respectivo projeto enviado, elaborado pelo professor orientador Fabiano Alves Pereira.



PROJETO:
MARIA DAPENHA VAI ÁS ESCOLAS

JUSTIFICATIVA

A violência contra a mulher tem espalhado pânico e terror em todos os estados brasileiros. Vítimas inocentes trazem consigo tristes marcas de agressões físicas e verbais. A Lei Maria da Penha foi criada no intuito de coibir atitudes desumanas por parte de covardes que desrespeitam os valores éticos, morais e humanos. No entanto, é necessário que a lei seja mais amplamente divulgada objetivando que as mulheres sejam conhecedoras dos seus direitos e os busquem. A escola é um meio ideal para divulgação e formação de multiplicadores. Assim, é imprescindível um projeto que visa atende-la. Desta forma, formaremos cidadãos mais cônscios e preparados para enfrentar as injustiças contra a mulher que temos frequentemente presenciado em nossa sociedade.

OBJETIVO GERAL

Divulgar a existência de legislação específica que ampara mulheres vítimas de violência doméstica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·     Conscientizar a comunidade escolar e incentivá-la a combater e denunciar casos de violação de direitos humanos de mulheres por meio do Disque Direitos Humanos: 0800 031 1119.
·         Formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos.
·         Incentivar uma atitude mais corajosa frente à questão de denunciar agressores.
·   Formar multiplicadores de conhecimentos adquiridos (Por meio dos alunos pretendemos atingir suas respectivas famílias).

METODOLOGIA

O tema será trabalhado na temática dos direitos humanos por meio de aulas criativas e previamente elaboradas usando recursos diversificados como slides, músicas, textos, concurso de desenho, etc., levando o aluno a análise, reflexão e exposição dos conhecimentos construídos no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será adotada uma postura ética, ouvindo suas experiências e respeitando suas opiniões.

AÇÕES

·         Desenvolvimento do Concurso “Maria da Penha vai ás escolas”.
·         Palestra sobre o Dia Latino Americano da Mulher Negra (25/04).
·         Roda de conversa com agentes de saúde do bairro da Escola sobre o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher (25/05).
·         Aulas abordando a temática da violência doméstica contra a mulher.
·         Análise, apreciação e reflexão de músicas que tratem do respeito para com a mulher.
·    Apresentação de slides que mostrem as consequências da violência contra a mulher e os vários meios existentes para ela buscar seus direitos.
·         Criação de desenhos, frases e cartazes sobre a Lei Maria da Penha no dia do aniversário de sua criação em 07 de Agosto.

Um comentário:

  1. Estou muito feliz de ter feito o melhor desenho da escola e dedico este desenho a todas as mulheres que já sofreram com a violência. DENUNCIE!!
    ALUNA: Amanda Gonçalves da Silva
    SALA: 6- Alegria

    ResponderExcluir