sábado, 10 de julho de 2010

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ENSINA A APRECIAR MÚSICA CLÁSSICA DE UMA FORMA CRIATIVA E DIVERTIDA


A partir do mês de julho de 2010, nas aulas da disciplina Iniciação Musical, do professor Fabiano Alves Pereira, os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves têm tido a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre música clássica de uma maneira dinâmica e prazerosa por meio da apreciação de obras clássicas consagradas, desenhos animados, filmes, relatórios e debates posteriores.

A estratégia didática começa com uma aula de relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutam ao som do piano, obras consagradas de Mozart, Bach, Beethoven, Chopin e por fim, a Rapsódia húngara n.º 2 de Franz Liszt.

Nas aulas seguintes, os educandos assistem a quatro desenhos animados. Os dois primeiros possuem como trilha sonora a Rapsódia húngura n° 2, de Franz Liszt. Durante a execução do primeiro desenho (The Cat Concerto – Tom e Jerry), o professor solicita aos alunos que relatem por escrito como funciona um piano¹.

No segundo desenho (Concerto na Marra – Pica-Pau), o professor faz pausas durante a apresentação para que os alunos tetem identificar cada um dos instrumentos musicais apresentados.

No terceiro desenho (Miniaturas Musicais – Andy e Pica-Pau), sobre a biografia de Chopin, onde são executadas peças do mesmo, o professor faz também pausas durante a apresentação a fim de comentar acontecimentos importantes ocorridos na vida do músico.

No quarto desenho (The Band Concert – Mickey e Donald), onde se executa a William Tell Overture, os alunos relatam por escrito como funciona uma orquestra (qual é função do regente, que tipos de instrumentos podem existir, que instrumentos possuem som grave, que instrumentos possuem som agudo,etc).

Em continuidade ao processo de aprendizagem, os educandos aprofundam seus conhecimentos sobre biografias de alguns músicos clássicos por meio de leitura e interpretação de textos contidos na “Apostila de Iniciação Musical”.

Por fim, a turma assiste a um filme biográfico sobre algum dos músicos estudados (sobre Mozart, o filme “Amadeus”, sobre Chopin, o filme “A Noite Sonhamos", sobre Beethoven, o filme “Minha Amada Imortal”) e apresenta um relatório sobre o mesmo.


THE CAT CONCERTO²

É um curta de animação e 29º animação da série Tom & Jerry, produzido em cores em 1946 e lançado em 1947 pela Metro-Goldwyn Mayer. A animação foi produzida por Fred Quimby e dirigida por William Hanna e Joseph Barbera, com supervisão musical de Scott Bradley e animação de Kenneth Muse, Ed Barge e Irven Spence. Foi vencedora do Oscar de melhor curta de animação em 1946. Em 1994, após uma votação de profissionais da indústria de animação, foi eleita para a listagem 50 Greatest Cartoons na posição número 42.

CONCERTO NA MARRA

É mais um desenho hilário do Pica- Pau (1954) onde ele é afinador de pianos. Surpreendido, se torna refém de um ladrão de bancos que se esconde dentro de um piano. Pica-Pau é obrigado a tocar e fica impossibilitado avisar um guarda atrapalhado sobre o esconderijo do ladrão.

MINIATURAS MUSICAIS

É uma série de filmes de curta-metragem da animação, 6 no total, produzidos por Walter Lantz Productions, de 1946 à 1948. A base original dos desenhos são histórias orientadas por música, com a ação dos personagens acontecendo sincronizadamente com a música tocada durante o enredo do filme, que é geralmente uma orquestra sinfônica. Diferentemente da série Swing Symphonies (uma outra série de desenhos animados baseados em música produzidos por Walter Lantz), os desenhos da série Musical Miniatures foram todos baseados em música clássica, enquanto que os da série Swing Symphonies usam músicas mais de estilo boogie-woogie e jazz. Outra diferença é que nos desenhos da série Musical Miniatures aparecem personagens famosos de Lantz, como Andy Panda, Pica-Pau e Leôncio, enquanto que na série Swing Symphonies isso quase não ocorre.

O Trabalho de Walter Lantz e sua equipe dirigida por Dick Lundy, com enredo escrito por Ben Hardaway e Milt Schaffer, a animação de La Verne Harding e Les Kline, produção musical de Darrell Calker, e, para isso, contando com o inestimável apoio de dois pianistas, Saidenberg e Rebner, foi concluído em 1947 e inspirado no filme de 1945, sobre a biografia de Chopin, produzido pela Columbia Pictures SONG TO REMEMBER (A NOITE SONHAMOS).

Mesmo que o próprio Lantz, não tivesse declarado a alguns amigos sua intenção de viabilizar um desenho estrelado pelo Pica-pau e Andy Panda baseado na película, ele deixou rastros muito nítidos que inspiraram a sua produção.

Primeiro, pode-se observar que as obras executadas pelos protagonistas da película, são predominantemente aquelas mais destacadas no filme, com exceção da abertura do desenho (Polonesa Militar- Op40 n.º1) e a terceira musica executada (3. Ecossaisses Op.72 n.º3).

Segundo, as outras musicas, são a rigorosamente as que tiveram mais destaque no filme, tendo apenas a inversão na ordem entre a Fantasia Improviso- Op 66 e a Polonesa Heróica, Op 53.

Terceiro, o solo a quatro mãos da Polonesa Heróica executado por Andy e Pica-Pau, foi inspirado na cena do filme quando Chopin encontra-se com Listz e os dois executam em perfeita harmonia a referida obra de Chopin, então, recém chegado a Paris.

Quarto, a execução da Fantasia Improviso-Op 66, no filme, representou o desrespeito dos ouvintes na sala de jantar do Duque da cidade de Chopin, posto que enquanto, Chopin a executava com maestria, os presentes só estavam preocupados em encher seus estômagos e bater talheres, a resposta de Lantz, como crítica à atitude dos participantes do jantar, teve como vitima um dos ouvintes que tentava abrir um pacote de guloseima que acabou colocado em grilhões pelos outros presentes, pois o mínimo barulho estava perturbando a apreciação da musica executada.

Quinto, a obra, por final apresentada no desenho (Scherzo n.º 2), teve seu enredo inspirado em um comentário jocoso feito por um dos colaboradores de Lantz, Schaffer, quando junto a outros da equipe, que lembravam da cena do filme onde tal obra era executada. Nela Chopin executava tal obra em total escuridão, sem que os presentes soubessem que era ele que estava ao piano, quando quase ao final da sua apresentação, uma mulher entra na sala onde ele tocava, com um candelabro repleto de velas acesas, o qual, colocado sobre o piano, iluminou o ambiente revelando para a surpresa de todos, Chopin ao Piano. O Referido colaborador referiu-se mais ou menos assim para o grupo: -... Vocês já imaginaram o tamanho do incêndio se ela escorregasse e deixasse aquelas velas caírem...

Sexto, poderíamos dizer que tal colaborador, não esteve longe da verdade, pois durante as gravações do filme, durante as tomadas da referida cena, quase ocorreu um incêndio de verdade nos estudios da Columbia Pictures. O motivo; um dos encarregados da cenografia, que se encontrava ligeiramente alcoolizado, iniciou um principio de incêndio quando no set de gravações, após ter acendido e fumado um cigarro, antes de iniciar uma das tomadas, anunciada pelo diretor do filme, lançou-o aceso para uma lata que estava cheia de pedaços de filme e papéis, começando daí o principio de incêndio que, após o susto, foi rapidamente controlado e debelado pelos presentes.

Sétimo, as cenas de sofrimento do Andy executando sem parar essa musica, enquanto tudo, inclusive o piano, queimava a sua volta, foi tambem inspirada nas cenas finais do filme, onde Chopin doente, espelhando sofrimento, não deixava de expressar seu virtuosismo.

Outros rastros de inspiração podem ser perscrutados por quem se debruçar em comparações com os dois trabalhos artísticos, os quais, em cada um de seus espaços, são e serão fantásticos. Bravo!!!

THE BAND CONCERTO

É um famoso desenho animado da Walt Disney, produzido em 1935, em que Mickey Mouse é o regente de uma orquestra.

A orquestra do Mickey tem a seguinte programação: Goofy ( clarinete ) e um caráter semelhante ( Gideon cabra ?) ( trombone ), Clarabelle Cow ( flauta ), Horace Horsecollar ( percussão ), Pedro Pig ( trompete ) e Paddy Pig ( tuba ).

A orquestra está executando a William Tell Overture , mas, em seguida, Pato Donald (em sua terceira aparição em um desenho animado Mickey) aparece vendendo sorvete. Uninvited, Donald leva a sua flauta e distrai a banda tocando na Turquia no Straw . Mickey tenta se livrar de Donald, destruindo a sua flauta, mas despeja o Pato tem abundância de flautas substituição à mão. Uma abelha mischievous também perturba Donald e do resto dos músicos.

Como o desenho continua, banda Mickey joga "A Tempestade" a partir da abertura que, aparentemente, convoca um tornado real, levando a platéia e Donald a correr por suas vidas. Donald acaba sendo trançadas em um par de árvores. Apesar de ser varrida para o ar, a banda continua a jogar de qualquer maneira, mesmo apesar de ser arremessado contra uma árvore. Donald joga " a Turquia na Palha "novamente com outra flauta, terminando a nota final após o outro membro da banda lança uma tuba em cima dele.

A versão do Guilherme Tell Overture desempenhada neste cartoon é um pouco abreviada. Também é notável por ser jogado fora de ordem, começando com o Lone Ranger Finale, continuando com o des Ranz Vaches "Daybreak" movimento ", e terminando com o Prelude e movimentos como o Storm escurecer o céu e o furacão varre os músicos para o ar .

O cartoon é um dos mais conhecidos do Mickey e notável por ser o primeiro oficial filme de Mickey Mouse em cores . (Ele já havia aparecido em cores nos dois minutos de curto Parade of Award Nominees o (1932), que nunca foi destinado ao público em geral.) É um dos mais conhecidos Diz-se que quando o maestro Arturo Toscanini na primeira vez que viu o desenho em um cinema, ficou tão encantado que correu até a cabine de projeção e perguntou o projecionista para executá-lo novamente.

Em 1994, foi votado em três das 50 melhores desenhos animados de todos os tempos pelos membros do campo da animação (que foi também o desenho da Disney só para acabar no top 10 da lista). Além disso, de acordo com Leonard Maltin , em um comentário para este filme quando foi incluído em um dos Walt Disney Treasures , The Band Concert foi refeito (um pouco) anos mais tarde como Symphony horas .

No desenho da guerra de 1942, todos juntos, Mickey e sua banda inteira do cartoon é visto no desfile.

No jogo de vídeo na área da Disney Castle Garden em Kingdom Hearts II , há uma topiary escultura de todos os personagens da banda além de Mickey, Donald e Pateta.

A Concert Band também foi a base, e o título do nível secreto no jogo, Mickey Mania : As Aventuras de Mickey Mouse Timeless (para Super Nintendo , Sega Genesis , Sega CD e PlayStation (como Mickey's Wild Adventure ).

Este desenho também foi a inspiração para o Walt Disney World Resort Magic Kingdom show de PhilharMagic Mickey .

O curta foi um dos muitos apresentados no 50° aniversário do Pato Donald.

O Concerto da Banda é o tema principal para a nova atração, Silly Symphony Swings no Disney's California Adventure.

MOZART

Compositor austríaco (1756-1791) Representa, com Haydan, o ponto culminante da música no século XVIII; com Bach e Beethoven, a mais pura expressão do gênio musical. Exemplo notável de precocidade criativa: aos 3 anos de idade recebia lições de piano, ministradas pelo pai; aos 4 fez sua primeira composição; aos 7 tocava órgão, cravo e violino. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos 6 anos na Universidade de Salzburgo. Mozart escreveu mais de 600 composições. Aos 35 anos de idade, minado pela tuberculose, sofreu um ataque de paralisia, vindo a morrer no dia seguinte. Morreu na mais extrema miséria e foi enterrado em vala comum.


BACH

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na região alemã da Turíngia. Descendente de uma linhagem de músicos de talento foi educado por um irmão mais velho e tornou-se violinista e organista. Em 1717, foi nomeado diretor da orquestra do príncipe Leopold Von Anhalt, em Kothen. Bach foi um dos primeiros- senão o primeiro- compositores de concertos para instrumento de teclado e orquestra, assim como o primeiro a utilizar o cravo para a execução de uma das partes melódicas em música de câmara. A imensa obra composta por ele representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais das gerações precedentes, além de ter levado a sistematização dos princípios tonais que dominaram a música ocidental até o final do século XIX. Bach morreu em Leipzing em 1750, praticamente cego. Sua perda foi lamentada como a de um grande organista e cravinista e não mereceu mais que uma ligeira nota de falecimento.

BEETHOVEN

Compositor alemão (Séc. XIX), de remotas origens flamengas, filho de um músico boêmio que o quis amestrar, quando criança, para explorá-lo como menino prodígio. Descrito como o maior do século XIX, sua influência superou a de qualquer outro compositor. Autor de obras grandemente valorizadas como a 9° Sinfonia e Pour Elize. O mais importante a destacarmos a é que Beethoven era surdo. Essa doença, embora a maldição de sua vida ajudou-o providencialmente a alcançar as alturas de uma música abstrata, além de toda beleza sensorial. Morreu com apenas 57 anos de idade, deixando uma enorme contribuição para o mundo da música³.
______________________
¹Mais de 200 cordas de aço paralelas, bem esticadas, produzem 88 notas. As cordas curtas e finas, que vibram rapidamente, produzem notas altas, enquanto que as cordas grossas e compridas, muitas vezes recobertas de cobre, produzem notas baixas. Todas, exceto as notas mais baixas, são produzidas por duas ou três cordas afinadas em uníssono.

Quando o pianista pressiona uma tecla de piano (1), alavancas acionam um martelo almofadado que bate em uma ou mais cordas daquela nota da tecla para logo em seguida se afastar. Manter o dedo na tecla faz com que a corda continue a vibrar e o som acaba aos poucos. Quando o pianista tira o dedo da tecla (2), um abafador vai de encontro à corda para silenciá-la. Se o pedal direito (pedal forte), na base do piano, é pressionado, mantém todos os abafadores afastados e permite que notas sucessivas enriqueçam umas às outras.

As cordas passam sobre pinos de madeira, chamados de cavaletes (3), fixos à tábua de ressonância de madeira (4), que vibra afinadamente e intensifica muito a força e a ressonância das cordas. A caixa de madeira adjacente atua como caixa acústica, para aumentar o volume.

As cordas são ligadas a uma estrutura de ferro fundido por pinos (cavilhas) de aço (5). A estrutura de um piano de cauda precisa ser forte o suficiente para suportar a tensão de mais de 30 toneladas criada por todas as cordas esticadas.  (Fonte: http://www.watchtower.org/t/20040708/article_01.htm)

²Com exceção de "Concerto na Marra - Pica-Pau", as informações sobre os desenhos animados foram extraídas da Wikipédia.

³As informações sobre Mozart, Bach e Beethoven, foram extraídas da seguinte fonte: PEREIRA, Fabiano Alves. Apostila de Iniciação Musical - Vol. I, 3ª ed. 2010, p. 39.

5 comentários:

  1. Fiquei simplesmente maravilhada com o método que vocces tem desenvolvido na Escola, tenho experiência em lidar com crianças na sala de aula e vejo que existe uma grande poluição sonora dentro do universo dos nossos adolescentes, a iniciativa de voces é importante em contribuir para que eles apreciam aquilo que realmente e benéfico e possui qualidade. Outras escolas deveriam seguir o exemplo de vocês já que a música pelo que sei é matéria obrigatória por lei, pena que muitos diretores não reconhecem a grande importancia que ela contem, a você Ivolnilde meu sincero respeito e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ESTA FORMA DE TRABALHO COM OS ALUNOS E ESPERO QUE TODOS SE ENVOLVAM NESTE TRABALHO

    KARISLAYNE,PRIMEIRO ANO A

    ResponderExcluir
  3. feira cultural 2010
    a EE.PRESIDENTE TANCREDO NEVES ,organizou uma feira cultural da "diversidade",que fez com que todos os alunos se unissem para falar do tema,falamos sobre :jornal,notícia,variantes lingüisticas,meio ambiente, música,etc.
    todas as escolas deveriam aderir este tema super contagiante.
    karislayne,1ºa,nº21

    ResponderExcluir
  4. biologia 3ºbimestre
    _qualidade de vida das populações humanas;
    a qualidade de vida melhora ao decorree dos anos, devido ao desenvolvimento da sociedade.
    _vacinação como prática promotora da saúde;
    descobrimos que muitas vezes as vacinas que combatem um vírus é produzida através da propria bactéria que produz a doença.
    _DST'S (doenças sexualmente transmitiveis);
    deve-se ter cuidado pois doenças pode-se pegar por varios meios inclusove ao fazer as unhas e devemos ter sempre informções dos assuntos por isso eu indico o site:http://www.aids.gov.br

    KARISLAYNE,1ºA,Nº21

    ResponderExcluir
  5. Julio celio diz:
    nossa.. fico muito feliz por estes grandiosos projetos que agora tem na Escola Estadual Trancredo Neves...
    tive aoportunidade de fazer meu ensino fundamental...no tinhamos tantos projetos como agora...
    Espero que os alunos se sintam agradecidos e que possam aprovechar esta riqueza que muitos no tiveram esta oportunidade...
    Ex-aluno. Julio Celio do Nascimento Rodrigues
    formado em Filosofia, e estudante de Teologia em Bogotá ( colombia)..
    Sou grato pelos estudos feito ai....
    felicito a todos os professores que me aconpanharam...

    ResponderExcluir