quarta-feira, 21 de julho de 2010

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES PROMOVE MOMENTO DE REFLEXÃO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

“Hoje ao amanhecer o dia encontrei-me não na alegria e sim na tristeza. Irei explicar:

No início eu era linda, já posei muito para fotos e todos admiravam ao me verem.

Ao começo de cada manhã a sinfonia dos pássaros encantava a todos e eu não me preocupava, pois a cada dia que passava eu me tornava cada vez mais bela.

É, mas a realidade é que os tempos mudaram. O homem se tornou ruim. Quantas e quantas vezes até mesmo fogo puseram em mim!

Sou hoje feia, suja, contaminada...

Mas espera, eu ainda não morri. Mesmo difícil minha situação poderá reverter e eu voltarei a ser bela outra vez.

Isso irá depender em grande parte de você.

Me ajude!

Ih, é mesmo, eu já ia me esquecendo de apresentar. Sabe quem sou?

Sou a Natureza, devastada e poluída. Até amanhã, quer dizer, se amanhã eu ainda existir!¹ ”


A questão ambiental é de séria preocupação atualmente. O acúmulo de lixo têm tapado bueiros (ocasionando inundamentos) e atraído insetos indesejáveis (provocando doenças). As queimadas e a poluição gerada pelos automóveis e indústrias têm contaminado o nosso oxigênio. Convivemos com o aquecimento global, derretimento das geleiras, extinção de muitas espécies tanto da fauna como da flora, desmatamento e vários outros problemas.

Torna-se necessário um amplo programa de conscientização e sensibilização. A Escola cumpre um importantíssimo papel social ao levar o indivíduo a ponderar suas atitudes, incentivando-o a adotar uma postura ainda mais ética e responsável em relação ao meio em que vive.
Levando tais fatores em consideração, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves promoveu no dia 15 de junho de 2010, no turno matutino, um momento de reflexão , em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

O evento ocorreu na área externa da Escola. Um caminhão (Delmiro Som) foi contratado para fornecer sonorização e servir de palco para diversas apresentações feitas naquela manhã.

A palestra de abertura foi feita pelo representante da Prefeitura Municipal de Taiobeiras, o senhor Jaime Wilson Lucas, que falou sobre a importância da Educação Ambiental nas escolas.

Logo após, o grupo JPPeas da Escola participou apresentando uma belíssima dança com o tema “Copa do Mundo com consciência ambiental” seguida pela coreografia da música “Planeta Azul” (Chitãozinho e Xororó) feita por alunos do 7º ano “Toquinho” (turno vespertino).

A seguir, alunos membros do grupo de flautistas da Escola, encantou a assistência ao tocar a música Asa Branca, do músico Luíz Gonzaga.

Na sequência houve a declamação de diversas poesias voltadas para a temática ambiental. Entre elas,  a poesia “O Bicho” do escritor Manuel Bandeira.

O ponto culminante da ocasião foi a distribuição de dezenas de mudas de plantas a alunos, professores e outros funcionários da Escola, pais e moradores do bairro. Elas foram no mesmo dia plantadas na praça localizada em frente a Escola (o plantador de cada muda ficou responsável por fornecê-la todos os cuidados precisos para que ela cresça forte e saudável) enquanto os presentes escutavam sobre a importância do plantio de árvores e outras dicas imprescindíveis para a conservação ambiental.

Embora uma ação simples, acreditamos que o evento cumpriu seu objetivo, ou seja, fazer com que os educandos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, estejam ainda mais dispostos e preparados a fim de darem a sua parcela de contribuição para que o Meio Ambiente seja cada vez mais preservado, valorizado e respeitado.
___________________
¹ Texto “Beleza Perdida”. Autor: Fabiano Alves Pereira (Professor das disciplinas Artes, História e Iniciação Musical na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves).

Um comentário:

  1. Olá, Diretor (a) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, bom dia.

    Tenho recebido suas mensagens, divulgando as atividades dessa Escola.
    Quero parabenizar os idealizadores desta inovação no sistema de comunicação da Escola. É muito bom e útil, mostrar o dinamismo e criatividade de sua direção.
    Muitas vezes a Internet é utilizada para a divulgação de pornografia ou coisa que não presta, mas, ela é uma ótima ferramenta para a divulgação das coisa boas, como é o caso das atividades dessa Escola.
    Peço que continue enviando-me suas mensagens e aqui renovo os meus parabéns pela iniciativa.

    Saudações


    Avay Miranda

    ResponderExcluir